sábado, 24 de setembro de 2011

AOS DEZ




Ele tinha em suas mãos uma possibilidade que lhe foi arrancada, tinha sonhos como qualquer criança, mas seus pés já estavam muito cansados para poder correr atrás de qualquer coisa.
Um menino e seus brinquedos, brincadeiras sem fantasia, numa realidade cada vez mais vazia, onde fantasiar é cada vez mais raro. Armado com o próprio mundo em suas mãos, fez da realidade sua única abstração, pois já não se vê mais espaço para criar seus próprios cenários de guerra, travar batalhas e vencer inimigos imaginários.
Não é um assassino, mesmo que tenha se tornado. Não foi um suicida procurando vida após a morte. Talvez uma criança com medo de si mesma, com a infância que lhe é roubada pouco a pouco, pela impossibilidade de transitar por mundos imaginários, ruas ensolaradas, campos de batalha, mortes de mentirinha...
Não é o único, nem o primeiro, quanto menos o último. É um espectro que assombra a luz do dia, que não desaparece assim que se fecha os olhos e se protege embaixo de cobertas. É um reflexo, da vida acinzentada, da infância violentada, pela materialidade que lhes rouba a inocência.
Ele desenhava armas, mas as tinha no game de guerra, nos filmes da TV, na gaveta do armário, ao alcance das mãos, porém não as encontrava na fantasia, porque o real privou o mundo de abstrações, de imagens mentais que nos constroem mais humanos.
Era ele, mas podia ser ela, talvez eu ou você. Podia ser vítima e, de fato, também é. Podia ser platéia, mas nesse caso foi ator. Sonhava em ser adulto, mas a realidade já não nos ensina a sonhar.

* Texto escrito com base na notícia do menino que atirou na professora e logo após se matou:

4 comentários:

  1. Fantástico Lelão...

    teus textos são recheados de sentimentos, dá pra reconstruir os cenários na cabeça... repensar nosso dia a dia... refletir sobre a vida e sobre o que nosso mundo insensato faz conosco...

    Parabéns, continue escrevendo, seu blog é ótimo! e vc é o melhor professor do alfa...

    Ricardo FC

    ResponderExcluir
  2. Lelo ,como sempre muito feliz em suas colocaçoes, inteligente simples e eficiente.
    jefferson

    ResponderExcluir
  3. Muito bem escrito professor, como seu antigo aluno, admiro muito suas características de escrita e poéticas!

    João Bernal

    ResponderExcluir
  4. Lelo, muito bom seus textos!!! Como muitos dos seus texto que já li, todos são bem elaborados, e você faz muito bem suas colocações!!!
    Continue escrevendo e fazendo suas colocações que são fantástica, e seu blog é ótimoooooo!!!!!

    Beatriz Zen

    ResponderExcluir