terça-feira, 22 de maio de 2012

RECEITA PARA SE VIVER




Ponteiros que giram ao contrário, algo tão surreal quanto a própria realidade. Cotidiano impregnado do que é extraordinário, desconstruindo a rotina com compromissos marcados sem data ou horário.
Vida é um conceito demasiado complicado. Em qualquer aspecto – biológico, filosófico, teológico... –  portanto, apenas viva-a. Com toda intensidade, com toda insanidade,  com toda responsabilidade, simplesmente viva-a. Como se estivesse viva ou como se fosse morrer amanhã.
Não importa o quão torta possa ser sua rotina. De nada vale todas suas gavetas ou pastas, colocando ordem a tudo. Nem mesmo seu desapego ou seus devaneios intelectuais ou até mesmo tudo isso, as coisas simplesmente merecem ser vividas, ao seu modo, do seu jeito, com lhe fazer sentir-se feliz.
Se iluda ou seja cético. Tome um café forte, sem açúcar e em seguida saboreie um algodão doce. Leia um livro ou assista a um filme pornô, vá a missa ou ao camelô. Simplesmente faça! O que for preciso, mesmo que o preciso seja passar o dia em meio a cobertores deitado no sofá.
Preencha-se de dor, se necessário for. Pinte-se de alegria ou quebre tudo, rasgue livro, rode discos ao contrário. Embriague-se e curta a ressaca do outro dia, prometendo nunca mais repetir o mesmo que irá fazer exatamente igual na próxima semana.
Pule de um prédio ou do alto da gangorra. Seja franco, até quando mente para si mesmo. Chegue no horário, pois o coração dela pode já não mais estar agüentando de tanta ansiedade. Desenhe uma família com bonequinhos de palito. Ame seus pais ou, quem sabe, odeie-os se preciso; toda realidade só é real por ser experenciada a partir de suas próprias possibilidades.
Ame inclusive seus problemas, eles são você (muitas vezes podem ser o que de melhor existe em você!). Seja sua paciência e sua ansiedade, seja sua acomodação ou sua inquietude. Tome sua dose diária de ritalina ou siga sua reta até o fim, sem parar de falar até a hora que resolver dormir.
Tome uma coca-cola enquanto protesta contra o capitalismo. Seja ateu e se converta, dobre a esquerda e siga reto. E, agora, o mais importante: esqueça tudo o que leu até aqui! Viva como você precisa, a sua maneira, como te faz viver... pulmões inflados, sorriso no rosto ou dores no peito... viva! Como tem que ser... mesmo sem entender, simplesmente viva!

Um comentário: